sábado, 10 de dezembro de 2011

Pesquisa sobre o FACEBOOK -Recursos Tecnológicos e Educação

O Facebook é uma rede social que foi idealizada por quatro estudantes da Universidade Harvad, nos EUA, e lançada em 4 de fevereiro de 2004. Os estudantes são Mark Zuckerberg, Dustin Mokovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes.
 À princípio esta rede era restrita apenas aos estudantes da Universidade mas, alguns meses depois foi expandida á outras Universidades locais. No ano seguinte, outras Universidades individuais e particulares foram adicionadas e, pessoas com endereços de email de universidades ao redor do mundo eram aceitas para ingressar na rede. Desde setembro de 2006, são aceitos usuários comuns. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região específica.
O cadastro é público e exige pagamento só de alguns produtos.
O facebook possui alguns recursos como:
Mural- que permite aos amigos postarem mensagens.
Presentes- ícones disponíveis para adicionar às mensagens para serem enviadas aos amigos.
Marketplace- publicação de anúncios gratuitos
Toque- Uma forma de atrair a atenção de um amigo ou outro usuário.
Status- coisas interessantes do usuário.
Eventos- informações e convites sobre acontecimentos sociais.
Aplicativos- aplicações que podem ser interagidoscom os recursos internos do Facebook.
Facebook Vídeo- aplicativo para partilhar vídeos dentro do Facebook.
Facebook Móvel Grátis- serviço de acesso grátis através do aparelho celular. Existe este aplicativo só com a TIM do Brasil.
O facebook é uma rede inicialmente criada só para os estudantes, mas se desenvolveu socialmente e hoje ocupa o 1º lugar no ranking dos sites mais acessados do mundo.

Jacira Quadros

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

O Blogger e suas aplicações na educação

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.

No meio pedagógico, vários professores utilizam o Blogger como canal de comunicação entre os próprios professores, como é o caso do blog Professor Digital, um blog dedicado ao professor, à inclusão digital e a internet à serviço da educação. No blog, encontramos vários artigos que discutem o uso das TICs na educação. 

Para facilitar a comunicação entre professor, aluno e conteúdos, temos o exemplo do nosso blog, o Geo Pedagogia, uma iniciativa de um grupo de alunos do VII semestre do curso de pedagogia da UESB, com sugestões de atividades para  professores e de pesquisas e experiências para alunos. Além da comunicação, faz parte dos objetivos do blog despertar no professor e no aluno interesse em  trabalhar de forma criativa e artística, alguns conteúdos de geografia.

Além desses dois exemplos citados, podemos encontrar, na rede, vários outros blogs que são verdadeiras comunidades, onde professores e alunos trocam experiências, compartilham idéias e tiram dúvidas.

Larissa Pereira

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogger;
http://professordigital.wordpress.com;
http://geopedag.blogspot.com