sábado, 10 de dezembro de 2011

O Blogger e suas aplicações na educação

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.

No meio pedagógico, vários professores utilizam o Blogger como canal de comunicação entre os próprios professores, como é o caso do blog Professor Digital, um blog dedicado ao professor, à inclusão digital e a internet à serviço da educação. No blog, encontramos vários artigos que discutem o uso das TICs na educação. 

Para facilitar a comunicação entre professor, aluno e conteúdos, temos o exemplo do nosso blog, o Geo Pedagogia, uma iniciativa de um grupo de alunos do VII semestre do curso de pedagogia da UESB, com sugestões de atividades para  professores e de pesquisas e experiências para alunos. Além da comunicação, faz parte dos objetivos do blog despertar no professor e no aluno interesse em  trabalhar de forma criativa e artística, alguns conteúdos de geografia.

Além desses dois exemplos citados, podemos encontrar, na rede, vários outros blogs que são verdadeiras comunidades, onde professores e alunos trocam experiências, compartilham idéias e tiram dúvidas.

Larissa Pereira

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogger;
http://professordigital.wordpress.com;
http://geopedag.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário