terça-feira, 20 de setembro de 2011

GEO ANÁLISE

Análise do Livro Didático

Referência:
DIEZ, Albani Galo. Segredos da Bahia. 3ª série.São Paulo: FTD,2001, p.128.

Qualidade geral da impressão gráfica.
A impressão é boa, é muito ilustrativo, trás abordagens interessantes sobre as questões geográficas para a série proposta, o autor tem a preocupação de fazer inferências de um dicionário na lateral das páginas e exercícios de fixação no final de capítulo.

Seqüência de conteúdos: especificar de forma concisa a seqüência tratada pelo autor a partir de blocos ou unidades.

O autor começa a sua abordagem falando sobre a relação do homem na natureza, conteúdo de muita relevância na geografia, pois a construção do entendimento do papel da problemática ambiental no Brasil e em específico em sua região e nas discussões feitas acerca do tema em sala de aula, perceptivelmente sofre na atualidade, a necessidade de reconstrução metodológica, epistemológica e conceitual para a adequação do entendimento real da relação da natureza com a sociedade.
Aborda também, como a geografia utiliza os mapas na nossa região, fala das diferenças que há na Bahia de forma geral.
Após essa breve exposição da geografia crítica, ele começa a expor a parte física da Bahia como: relevo, vegetação, hidrografia, agricultura, comércio. Finaliza a abordagem fazendo um apanhado geral da divisão territorial da Bahia e como ela se organiza politicamente.

Linguagem clara e adequada à série proposta.
Sua linguagem é clara e concisa, os textos são todos bem definidos, com ilustrações e com exercícios.
Sua leitura é de fácil compreensão, o quê ajuda no entendimento das questões geográficas abordadas no livro.

Identificação e clareza dos conteúdos e categorias necessárias a compreensão da Geografia.
No mundo globalizado, o espaço geográfico recebe novos contornos,       peculiaridades e significados, dentro desta temática, a geografia tradicional ainda é muito utilizada pelos professores em sala de aula, diante da análise desse mesmo livro.
Neste contexto, analisa-se que há a necessidade dos livros didáticos terem uma organização teórica da ciência geográfica em conjunto com as práticas pedagógicas a fim de obter conteúdos mais preciosos e delimitados dos conhecimentos geográficos.
Para tanto, é importante saber qual o objeto de estudo da geografia e que esse estudo vai além das informações dos limites políticos dos territórios e suas fronteiras, as quais muitos pensam ser à base de discussão dessa ciência.
Ressaltando a maneira como os assuntos são expostos no livro didático, nos dá uma visão de como a geografia tem sido trabalhada nas escolas, mostrando como os professores de geografia  abordam de forma superficial as questões geográficas, assim o aluno tem perspectiva do ensino dessa disciplina.
Portanto, a autora precisa se preocupar mais em dinamizar a forma de ensinar geografia e suas categorias, de maneira crítica, instigando o aluno a ser um sujeito capaz de pensar e debater sobre qualquer questão de seu tempo e realidade.

Utilização de mapas e plantas adequadas ao texto escrito.
A autora coloca no texto, a importância do aspecto e do reconhecimento dos lugares e espaços. Utilizando das percepções dos lugares como espaço conhecidos e vividos no dia-a-dia a serem usados como ferramentas metodológicas para inserir conceitos da geografia. Os lugares podem ser analisados partindo do mapa traçado de um determinado lugar.



Qualidade de figuras com relação ao conteúdo tratado.
A qualidade das imagens são ótimas, com boa visibilidade e auto descritivas. A idéia que a autora defende consiste na defesa da utilização de imagens no trabalho da Geografia, destaca importância e o beneficio de se utilizar mapas, gravuras, gráficos, como ferramentas metodológicas eficientes.

Presença de elementos motivadores, quais e como.
Não percebe elementos motivadores na análise do livro.

      Presença de elementos complementares e em que nível.
Os elementos complementares que pode ser visto no livro são as atividades disponibilizada no final de cada capítulo e um dicionário paralelo aos conteúdos abordados, para possível consulta.

Proposta de planejamento didático adequada e concepção de ensino presentes no livro.
Segundo a autora as divisões geográficas podem ser mais facilmente estudadas partindo do conceito lugar. Como parte do espaço, o lugar é ocupado por sociedades que ali habitam e estabelecem laços tanto no afetivo, como também nas relações de sobrevivência.
Para analisar o espaço vivido e as relações do homem com o meio, é necessário compreender, como está estruturado o espaço percebido na mente das pessoas,  como ocorre a construção das imagens mentais.

Comentário crítico acerca da obra analisada.
Percebe-se que o livro didático é um importante utensílio de apoio tanto para os professores quanto para os alunos. O livro é uma ferramenta importante na relação ensino/aprendizagem, através dele o professor pode estabelecer um fio condutor entre o ensino, e a aprendizagem, apesar de acreditar que o livro não pode e não e nem deve ser a única forma utilizada como meio de dar aula, o livro deve ser utilizado juntamente com outras ferramentas trazidas  pelo professor.
O livro bem escolhido e analisadp previamente é um excelente instrumento na construção do conhecimento da criança.









Créditos: Neide Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário