domingo, 18 de setembro de 2011

GEO LÚDICO


Trilha pela Bahia

Construção do Jogo:


Primeiro Passo: Faz-se o desenho do mapa da Bahia na cartolina.

Segundo Passo: escreva o nome das cidades em suas localizações, em seguida faça um cominho ligando as cidades e coloque os números de 1 a 26 a começar por Vitória da conquista e termine em Porto Seguro.

Terceiro Passo:
Nessa parte o professor irá utilizar um dado e dividir a sala em grupos, a quantidade de grupos ficará a critério do professor. Cada grupo terá cartões de emborrachados em cores diferentes, sendo que cada cor representará um grupo no jogo. O professor elaborará fichas, com perguntas a respeito do estado.

Quarto Passo:  Cada grupo escolhe um líder para representar o grupo no jogo.

Regras do Jogo:

1 - O professor solicitará que cada líder escolha um cartão com a cor que representará o seu grupo. Para saber quem iniciará o jogo o professor pede para os representantes lançarem o dado, quem tirar maior pontuação começa o jogo, quem tiver a segunda maior pontuação será o segundo a jogar e assim sucessivamente.     

2 - O representante do grupo joga o dado, e em seguida retira da caixa a ficha, dessas fichas conterá conteúdos como, perguntas a cerca da matéria estudada, também pode conter fichas de punições, como fique uma rodada sem jogar, passe a vez, volte uma casa, ou fichas de bônus, como avance uma casa, quem tirar uma pergunta o grupo ajudará a responder e se a resposta estiver certa, o grupo avança a casa tirada no dado. È importante lembrar, que só valerá a resposta dita pelo representante do grupo. Se por acaso, ele tirar uma ficha com informações pedindo para andar uma casa, e se ele tirou no dado o número 4, ele andará cinco casas. 
3 - O grupo vencedor será aquele que chegar ao número final primeiro.

4 -Bonificação fica a critério do professor, porém fica a sugestão dos ganhadores ganharem uma caixa de bis, e os perdedores ganham um bis cada.  


Conclusão:

O jogo pode ser uma forma de revisão e avaliação, ou outra maneira de dar aula fazendo com que os alunos se envolvam mais com a disciplina, Servirá também para os alunos, como uma  forma de aprender a orientação espacial e cartográfica.     


créditos: Antonio Xavier e Roberto

Dica do Geo cinema: para trabalhar as regiões do estado da Bahia e suas culturas o professore pode levar para os alunos os seguintes filmes: Na terra do Sol (2005) direção de Lula Oliveira, Vermelho Rubro (2005) direção de Sofia Federico e Caçadores de Saci (2006) direção de Sofia Federico. Esses filmes estão disponíveis no site da produtora DocDoma www.docdoma.com.br/ e no Portacurtas www.portacurtas.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário