domingo, 18 de setembro de 2011

TEXTO DIDÁTICO: RECURSOS NATURAIS

AGINDO PARA PRESEVAR AS FONTES DE ENERGIA DO PLANETA TERRA: USO ADEQUADO DOS RECURSOS NATURAIS


       1. O que são recursos naturais

            O nosso planeta está repleto de elementos, matérias e substâncias que são essenciais para a vida dos seres humanos.
         Eles são os recursos naturais e recebem esse nome porque são retirados da natureza e aproveitados em muitas atividades importantes do nosso dia-a-dia, como a geração de energia elétrica e a fabricação de papel.
         O ar, as florestas, a água e o solo são alguns dos recursos naturais existentes na Terra.


2. Recursos naturais renováveis e recursos naturais não-renováveis

            Há dois tipos de recursos naturais: os recursos naturais renováveis e os recursos naturais não-renováveis.
              Os recursos naturais renováveis têm o seu ciclo de existência renovado naturalmente depois de serem utilizados pelos seres humanos. Podemos citar o ar, a água, a energia solar e a vegetação das florestas como exemplos de recursos naturais renováveis.  

      Os recursos naturais não-renováveis não têm o seu ciclo de existência renovado naturalmente depois de serem utilizados pelos seres humanos. Se eles não forem usados da maneira adequada, poderão desaparecer no futuro. Podemos citar o carvão mineral, o alumínio, o petróleo e o gás natural como exemplos de recursos naturais não-renováveis.       
   
           


3. Brasil, um país rico em recursos naturais

            Felizmente, o Brasil é um país abundante em recursos naturais. Todos os estados brasileiros têm recursos naturais renováveis e não-renováveis que ajudam a população de alguma forma.
         No Sul do Brasil, a madeira, o carvão mineral e o chumbo ajudam as indústrias a produzirem móveis, papéis e combustíveis para as máquinas. No Sudeste, o petróleo, o sal marinho, o ferro e o alumínio contribuem para a criação de óleos, de temperos e de automóveis. No nordeste, o babaçu, o cobre, o gás natural e o petróleo são utilizados na fabricação de alimentos, de condutores de eletricidade e de combustíveis. No Norte, a borracha, o ouro e as castanhas são necessários para a confecção do látex, de materiais eletrônicos e para a preparação de especiarias. E no Centro-Oeste, o ouro, o diamante e o manganês auxiliam na produção de equipamentos elétricos.
         Além disso, os estados brasileiros possuem recursos naturais renováveis que são usados constantemente em diversos trabalhos. A água dos rios, por exemplo, abastecem diversas usinas hidrelétricas do país.


4. A utilização adequada dos recursos naturais para mantê-los preservados

Mesmo assim, é fundamental refletir sobre a preservação dos recursos naturais, porque a exploração deles modifica o nosso planeta.
A retirada da madeira das florestas e de minérios do solo são algumas das atividades que mais poluem o ecossistema.
Essas ações produzem efeitos que vão desde a contaminação dos rios até a extinção de espécies de animais.
Para evitar a exploração incessante do meio ambiente, é necessário pensar em meios que possibilitem a preservação dos recursos naturais. A reciclagem de materiais é uma boa opção, porque os objetos já fabricados pelas indústrias são reaproveitados, o que impede o consumo exagerado.
A existência de muitos recursos naturais não-renováveis também pode ser prolongada dessa forma.


5. Fontes de energia que não poluem

Da mesma maneira que o ser humano precisa dos recursos naturais para atender às suas necessidades, algumas alternativas podem ser utilizadas para prevenir a poluição e a devastação da natureza.
A água dos rios, por exemplo, faz com que usinas hidrelétricas funcionem e evitem a queima de combustíveis das grandes indústrias em trabalhos que exigem a geração de energia.
A energia produzida pelo sol (energia solar) e pelo vento (energia eólica), da mesma maneira, não poluem o meio ambiente e são muito úteis para todos os seres humanos. Mas o uso desse tipo de produção de energia ainda é muito pequeno no país, porque os seus custos são caros.
Todos os anos, cientistas devem se empenhar para criar novas formas de produção de energia com o uso dos recursos naturais renováveis.


6. Conclusão

Os recursos naturais estão presentes em todos os produtos que utilizamos. Portanto, é impossível deixar de explorar o planeta para fabricá-los.
Mas pensar na sua preservação também é muito importante. Todos nós podemos reciclar materiais e produtos que compramos diariamente.
Além disso, podemos incentivar a criação de novas usinas que façam uso da energia solar e eólica, porque elas não poluem a natureza.
O nosso planeta sempre ficará agradecido quando as nossas ações evitarem a sua devastação.



Glossário

Abundante – farto, rico.
Constantemente – de forma contínua.
Devastação – destruição.
Diversos – vários, inúmeros.
Efeitos – resultados, conseqüências.
Elementos – componentes, matérias-primas.
Fundamental – essencial.
Incentivar – estimular.
Incessante – que não cessa, não acaba.
Matéria – substância que faz parte dos corpos vivos e dos lugares da Terra.
Opção – escolha.
Prevenir – evitar, impedir.  
Substâncias – propriedades de alguém ou de algo.





Dica do Geo cinema:  O vídeo A história das coisas, disponível no site historiadascoisas@sununga.com.br, para trabalhar o uso dos recursos naturais e Ilha das flores, disponível em: www.portacurtas.com.br, para trabalhar a mecânica da sociedade de consumo.

REFERÊNCIAS


AOKI, Virgínia. Geografia – 4º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
BRASIL. Recursos naturais. 2010. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/recursos-naturais>. Acesso em: 14 set. 2011.

FREITAS, Eduardo de. Os recursos naturais. 20-?. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/os-recursos-naturais.htm>. Acesso em: 14 set. 2011.

JUNQUEIRA, Silas Martins; OLIVEIRA, Maria da Conceição Carneiro. Geografia: pensar e construir – 3ª série. São Paulo: Scipione, 2004.

Créditos: Maria Celeste e Victor Moreira

3 comentários:

  1. Estou agradecendo ao Sr. Benjamin Lee por toda a sua ajuda para garantir nosso empréstimo para nossa nova casa aqui na Fruitland. Você foi organizado, meticuloso e profissional, assim como gentil, o que fez toda a diferença em nossas interações com você. Depositamos nossa confiança em você e você definitivamente nos ajudou. Obrigado por sua paciência, assim como por nos tratar como pessoas, ao invés de apenas clientes de empréstimo doméstico. Você está acima do resto, eu quero recomendar a qualquer pessoa aqui procurando por empréstimo ou investidores para entrar em contato com o Sr. Benjamin Lee e sua equipe porque eles são boas pessoas com coração gentil, Sr. Benjamin Lee Email Contato : 247officedept@gmail.com



    Cumprimentos,
    John Burley! Nossos chapéus para você!"!

    ResponderExcluir