segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GEO ARTE


Agora que assistimos ao filme Lixo extraordinário e que conhecemos o trabalho do artista plástico, Vik Muniz, que tal criarmos mapas inspirados em sua técnica?

A reprodução dos mapas do país, do estado e do município: primeiro os alunos devem desenhar o mapa numa cartolina branca e depois contorná-lo e preenche-los com os mesmos materiais utilizados por Vik, como sucata, açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira, etc. Por exemplo: o mapa do Brasil pode ser dividido pelas regiões e, a partir do material utilizado, cada região pede ser caracterizada por um traço marcante de sua cultura. Já o mapa do estado pode ser dividido pelas principais cidades e cada cidade ser caracterizada pela atividade econômica que produz. Depois de ter preenchido e caracterizado o mapa, com a ajuda do professor, os alunos devem fotografar os painéis, as fotografias serão impressas e o professor poderá realizar uma exposição fotográfica com os trabalhos produzidos por sua turma.


Dica de mestre: o material produzido poderá ser utilizado pelo professor para ilustrar as aulas sobre os mapas: imagens e mapas; da imagem ao mapa, o alfabeto cartográfico e a legenda.

 Créditos: Larissa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário